
Imagine o seguinte cenário: você está comprando os eletrodomésticos que faltam porque a sua cozinha está quase pronta. Você decide escolher um cooktop , dessa maneira precisa escolher um forno para assar. Elétrico ou a Gás? Quais são os benefícios de cada um? E como cuidar? Se identificou com essas questões? Resolvemos essas e mais outras questões no post de hoje. Vem conferir!
Criamos um artigo completo explicando tudo o que você precisa saber sobre cooktops ,incluindo os modelos disponíveis no mercado, suas diferenças e vantagens e compatibilidade de cada um. Se você ainda não leu, te convido a dar uma espiadinha.
De um modo geral, esse fogão é pura felicidade. Muitas pessoas esquecem que escolher um cooktop significa abrir mão do forno tradicional e , por conta disso, podem surgir diversas dúvidas na hora de escolher o seu forno para assar.

Logo no começo temos o primeiro benefício do forno que é de embutir dispensando a instalação convencional, permitindo que você use o espaço como quiser. Além disso, permite instalá-lo mais alto, como em uma torre aquecida, o que ajuda na preparação dos alimentos e evita que você tenha que se abaixar todas as vezes que precisar tirar um prato do forno. A utilização destes eletrodomésticos separadamente apresenta várias vantagens, quer por questões estéticas quer por questões ergonómicas.
Além desses dois pontos, também é preciso avaliar as opções que o mercado oferece. Existem dois modelos de forno embutir disponíveis: elétrico e a Gás.
Forno de embutir a gás
Vantagens:
Ao consumir energia elétrica é bastante baixo visto que é utilizada apenas para iluminação interna e acendimento automática.
Esquenta e esfria muito mais rápido
É levado em consideração a melhor opção para pratos que exigem um longo tempo de cozimento, como assados, por exemplo.
Se houver queda de energia, você pode continuar cozinhando normalmente.

Inspire o Agora
Do seu Jeito
No seu RITMO!
Se você está procurando móveis planejados para seu banheiro, sala, cozinha, dormitório, closet ou escritório, o Grupo Ritmo é sua melhor escolha para realizar o seu sonho. Nós, da Ritmo, somos comprometidos com a excelência e trabalhamos sempre com fornecedores de alta qualidade. Vale destacar que o Grupo Ritmo possui sua própria fábrica, o que nos permite assegurar a produção de móveis exclusivos, atendendo aos padrões mais elevados e garantindo a satisfação contínua de nossos clientes.

Desvantagens:
Desvantagens: Necessita de ter duas saídas de gás: um para o forno e outro para o cooktop (se funcionar a gás também). Se houver apenas um, não será possível ligar os dois cooktops ao mesmo tempo, então preste atenção!
A temperatura de um forno a gás pode não ser tão precisa quanto a de um forno elétrico, e o calor também não se distribui uniformemente por dentro.
mais difícil de limpar do que um forno elétrico.
A instalação é um pouco mais cara. Requer mão de obra especializada.
Existe risco de vaporização do gás.
Forno de embutir elétrico
Vantagens
Possui melhor controle de temperatura;
Conforme planejado, termina automaticamente na conclusão da preparação;
A distribuição do calor é melhor, o que possibilita cozinhar o alimento de maneira uniforme sempre; mais prático para limpar; mais rapidez no preparo.
Possui uma ampla gama de tamanhos para otimizar o aproveitamento do espaço na cozinha;
O calor permanece por mais tempo mesmo após desligado. Isso é essencial para manter pratos quentes.
Desvantagens:
Poucas são bivolt; consomem cerca de 40% a 50% mais energia elétrica do que os fornos a gás. A maioria das opções do mercado são 220v;
Custo mais caro;
Leva mais tempo para cozinhar e para o calor se dissipar (cerca de 20 minutos para atingir a temperatura adequado);
a preparação pode falhar se houver queda de energia.
Conseguiu entender? Você tem alguma dúvida? Comente aqui que a Ritmo Móveis te ajudou!
No seu Ritmo!